De onde vieram os nomes dos filtros do Instagram?

Publicado: 22 de junho de 2013 em Instagram, iPhone
Tags:, , , ,

vesperEsta semana o Instagram lançou o novo recurso de inclusão de vídeos de até 15 segundos em seu aplicativo, numa clara reação ao crescimento exponencial do Vine™ (que pertence ao Twitter).

Já gravei o meu e já gostei. Não tenho dúvida que os 130 milhões (!) de usuários vão gostar também.

Mas uma coisa que eu sempre quis saber é: como que esses caras escolhem os nomes dos filtros? Fazem pesquisas? Concursos? Votação online? Empresas de publicidade?

Nada disso.

Vasculhando as internets, deu para descobrir a origem do nome de alguns desses novos filtros para os vídeos, e minha conclusão foi a seguinte: depois de tudo pronto, a galera sai para um happy hour e escolhe os nomes ali mesmo, na mesa do bar.

Veja se não estou certo:

Photo 22-06-016Stinson – É o nome do cachorro de um dos funcionários do Instagram. É um nome conhecido entre os californianos, pois é o de uma praia bem bonita ali mais para o norte de São Francisco.

Vesper – Bem, esse é o drink preferido do pessoal do Instagram, um martini que leva vodka ao invés de vermute. Para mim era uma empresa de telefonia que foi comprada pela Embratel.

Photo 22-06-015Clarendon – Esse vem do nome de uma avenida de São Francisco, Clarendon Ave. Já deu para notar que o escritório do Instagram é em SF, né? Dã.

Moon – Pensou que o filtro preto e branco fosse uma alusão à lua? Não. É outro nome de cachorro de outro funcionário do Instagram (certamente um cachorro preto e branco).

Skyline – Esse foi nomeado pessoalmente por Kevin Systrom, o fundador. É o apelido de uma certa State Route 35, por onde ele gosta de dirigir.

Photo 22-06-13 18 05 31Helena – Não, não é a namorada de ninguém. É uma cidadezinha do Napa Valley, também na California.

Ginza – Esse vem de uma região de Tóquio porque alguém fez uma viagem a Tóquio e as lembranças da viagem a Tóquio… bem, você pegou a idéia.

Dogpatch – Também uma área de SF, mas tem outro significado. Dogpatch Labs são pequenos escritórios em áreas tipo Vale do Silício, onde os nerds são chamados para trabalhar em suas idéias. Kevin Systrom e seu sócio Mike Krieger trabalharam num desses, numa start-up antes do Instagram.

Quando eu tiver meu aplicativo de fotos também vou fazer isso. Meus filtros serão Roberta, Renata, Mila (o preto e branco), Bovespa (o mais feio), Candy Crush e 20 Centavos.

mas-como-funciona-o-instagram-2

 

P.S.: Se você quiser saber como controlar manualmente os vídeos do Instagram, tem um post para isso aqui no blog. Basta clicar ==> aqui.

Comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s