Como passei da fase 92 no Candy Crush™

Publicado: 24 de junho de 2013 em Candy Crush
Tags:, , , , , ,

mzl.nlfscqeg.175x175-75Eu sou desses que já completou todos os 335 365 395 níveis de Candy Crush e agora faz um trabalho voluntário de escrever tutoriais sobre as fases mais difíceis ou mais ~malas~.

Comecei pela 65, para ajudar minha sobrinha, fui para a 147, voltei para a 50, depois para a 30  e hoje resolvi analisar a 92.

Como essa é uma fase do tipo “traga todos os ingredientes para a base da tela“, se você quiser dar uma olhada no guia da fase 30 que preparei, que é do mesmo tipo, basta clicar ===> aqui.

Se não, vamos em frente mesmo.

Eu subestimei esta fase, devo ter passado muito rápido por ela da primeira vez. O fato é que comecei a ver muita gente empacada ali e voltei para jogar novamente. E olha… a fase é muito chata.

Os principais problemas:

  • O ingrediente ficar empacado numa coluna;
  • As caixinhas prendendo as balas na base;
  • As caixas pretas que não param de aparecer;
  • O número relativamente pequeno de jogadas.

Na minha opinião, o grande problema mesmo, aquele que vai fazer você perder suas vidas, é esse negócio do ingrediente empacar numa coluna.

O tabuleiro é composto de 9 colunas, sendo que o ingrediente pode descer por apenas 5 delas. Se empacar ali um uma das outras 4, fica difícil tirar. Não impossível, mas difícil. Isso nos leva à prioridade número 1 dessa fase: posicionar os ingredientes em uma das 5 colunas “viáveis”.

Como temos um baixo número de jogadas, caixinhas para estourar e trata-se de um jogo de levar ingredientes para a base do tabuleiro, a prioridade número 2 da fase é? Acertou, buscar sempre a criação de balas com listras verticais. Essas irão fazer com que você complete a fase.

Vejamos um exemplo ~ilustrado~ da questão do posicionamento do ingrediente na coluna certa.

Photo 24-06-13 19 43 19Nessa figura aí à direita você pode notar que, caso nada seja feito, o destino das cerejas que estão mais ali no centro será empacar ali onde o dedo está apontando. E para sair de lá vai ser uma lenha.

Neste caso específico, o que eu fiz? Como estava entre duas balas verdes, bastava aparecer uma terceira verdinha de qualquer lado que eu poderia trocar as cerejas de lugar com uma das balas.

Notei que havia uma verde ali à esquerda, um degrau acima, e uma fila de amarelas pronta para ser eliminada (as que estão marcadas na figura).

Pronto. Matei as amarelas, a verde desceu, troquei as cerejas de lugar e as posicionei numa coluna “viável”.

Importante: depois de acertar a posição do ingrediente numa coluna, NUNCA mais tire-o dali. Você, muitas vezes, ficará tentado a mover o ingrediente para formar uma linha ou coluna de balas. Não faça isso, procure uma alternativa.

Vejamos agora a questão das balas listradas verticais (e todos os outros tipos de combinações).

Photo 24-06-13 19 58 58A figura à esquerda mostra um início de jogo. Por sorte, o primeiro ingrediente já está posicionado numa coluna “viável”.

Um ponto positivo desta fase é que o tabuleiro é “limpo”, ou seja, a probabilidade da existência de combinações tipo balas listradas, balas embrulhadas e brigadeiros é bem alta. E são essas que vão fazer a diferença.

Voltando à figura, antes de qualquer coisa, verifique as combinações que podem ser feitas, em qualquer lugar da tela. Neste caso já podemos identificar duas de cara (as marcadas com o círculo preto).

Mesmo estando em posições distantes do ingrediente inicial, ainda temos mais dois ingredientes por vir. Certamente essas balas especiais serão bem usadas.

É importante manter esta atenção à criação de balas especiais durante todo o jogo e não apenas no início, claro.

Outra dica importante: procurar jogar na parte inferior da tela.

Nesse tipo de jogo, onde o objetivo é trazer os ingredientes para baixo e a tela é totalmente aberta, sem obstáculos, é mais produtivo jogar de baixo para cima.

A questão é apenas probabilística: quanto mais movimentos você causar, maiores as chances da formação de combinações entre as balinhas. De nada vai adiantar você ficar formando linhas de 3 balas lá nas colunas de cima. Sério.

Mas o que vai me fazer fechar essa fase, tio??

Resposta: COMBOS.

Como eu disse, em um jogo de tela muito ampla, a formação de ~combos~ é bem comum e você deve ficar atento a cada um deles.

Dois em particular vão alavancar sua possibilidade de passar essa e outras fases desse tipo: a bala listrada com bala embrulhada e a bala embrulhada com bala embrulhada.

São combos que possuem um ~poder destruidor~ muito grande, e acabam sendo úteis tanto para quebrar as caixas pretas quanto para varrer tudo pela frente, levando os ingredientes para a base da tela.

E. é claro, o brigadeiro é sempre bem vindo (ainda mais se combinado com uma listrada).

E as compras? Bem vou repetir o que escrevi no post da fase 30, pois se aplica igualmente a essa aqui:

Se você está disposto a gastar alguma graninha para se ver livre logo desta fase, algumas compras podem ser interessantes. “Ah, eu não vou pagar para jogar não!”. Beleza, não estou dizendo que é para pagar, estou apenas apresentando a alternativa. Continue aí tentando.

Na verdade, para esta fase, acho que só duas compensam. Uma é a que eles chamam de “Charm of Stripes“, que é a habilidade de pintar uma bala de listrada uma vez por fase. Já que eu falei tanto em listradas, especialmente as verticais, essa compra faz sentido (e pode ser usada em outras fases)

A outra boa compra é o Martelo. Se estiver faltando UMA balinha ali entre o ingrediente e a base para fechar, e UM movimento sobrando, o martelo resolve.

Photo 24-06-13 20 11 50

Recapitulando:

  • Posicionar os ingredientes nas colunas certas
  • Foco obsessivo em criar balinhas com listras verticais (e usá-las, claro)
  • Analisar o início do jogo com atenção
  • Jogar de baixo para cima
  • Ficar atento e utilizar os combos no momento certo
  • Compras opcionais: charm of stripes e martelo

Agora, uma coisa tem que ter, não tem jeito: SORTE. Boa sorte para você!

 

P.S. 1: Quando você chegar na fase 97 tem umas dicas ===> aqui.

P.S. 2: Quando você chegar na fase 147 tem umas dicas ===> aqui.

P.S. 3: Quando você chegar na fase 213 tem umas dicas ===> aqui.

Photo 28-04-13 20 41 57

comentários
  1. Anônimo disse:

    só passei da fase 92 depois de ler suas dicas! Foi imediato :)

  2. Anônimo disse:

    Tiro e queda! Excelentes dicas!!! Mto obrigada!!!

  3. Anônimo disse:

    idem as informações anteriores….li, apliquei e passei de primeira!

  4. Tamara disse:

    Muito bom!

    Depois que li passei de primeira!!!

  5. Sofia disse:

    Depois q li já passei!! Valeu!!!

  6. Jéssica disse:

    Não consigo passar dessa fase de jeito nenhum. Tô quase desistindo, é muito chata!
    O jogo conspira contra mim, na hora de fazer combos, SEMPRE é uma listrada na horizontal (o que não ajuda muito). E um dos ingrediente sempre fica preso numa coluna -.- depois das suas dicas estou mais atenta a isso, mas as vezes é impossível. Tá osso!

  7. Sol disse:

    Boa dica, nao estava vendo solução, mas segui suas dicas e nem precisou comprar em dois vezes passei de fase. Vc deveria orientar tb problemas sociais.

  8. Anônimo disse:

    Vlw Tio Ique… tava enroscado há mto tempo nessa fase… Depois da dica passei na primeira tentativa !!! Parabéns pelo Blog..

  9. Luciene disse:

    Consegui passar com as suas dicas! Obrigada

  10. Telma disse:

    Foi soh ler, prestar atenção no jogo, e pronto. De primeira.

  11. Uau !!! Muito obrigada !!! fazia mais de um mês que não saia dessa, já tinha até parado de jogar rsrsr

  12. Myrna disse:

    Estou empacada na fase 100 dicas para passar??? Obrigada

  13. Myrna disse:

    Faça um tutorial da fase 102 plisssss…
    Essa esta muito difícil, não consigo de jeito nenhum passar da 102.

    obrgada

  14. maria disse:

    Oba ,quero agradecer ao Tio,li atentamente as dicas ,entrei no jogo e fiz exatamente o que ele disse.Ou seja passei de primeira.seguindo passo a passo. Muito obrigado Tiosao.Valeu…Abraco…

  15. Karine disse:

    Estou com muitas dificuldades na fase 92. Já li suas dicas, mas não consigo finalizar. Por favoe, entre em contato comigo.

  16. Anônimo disse:

    Obrigada pela dica consegui passar!!!!!

  17. Anônimo disse:

    a sua dica foi excelente, acertei de primeira obrigada!

  18. Leda disse:

    Acabei de passar na fase 92, eu li aqui, peguei dicas de formar as balas listradas e formar ninjas, logo de cara eu dei uma vacilada, e até xinguei o jog, disse ele é pegador, pega agente de surpresa, só que me safei bonito, de repente!!!!!! detonei o jogo na 4ª mexida de peças ( doces ) as frutas ingredientes desceram de uma só vez!!!!! Eu pedi ajuda aqui e já estou respondendo que detonei, sai da 92!!!! Obrigada!!!! Valeu, vou por este blog no meu favorito, e parabéns pelo Blog!!!! Eu estava triste mesmo, querendo desistir do Candy!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s